O perdão não pode advir de nossa natureza corrompida. Nós precisamos pedir auxílio divino para poder perdoar alguém. Agora, é muito importante avaliar caso a caso, para poder orientar alguém sobre esse importante assunto.

Vou lhe dar um exemplo: Se você foi uma pessoa abusada sexualmente por alguém, nós não podemos dizer pra você perdoar, como se perdoa alguém que falou mal de você. Há outras variantes em se tratando de abuso sexual que precisam ser consideradas.

Outro exemplo: Se você engravidou de um namorado, e este exigiu que se fizesse aborto e você fez, nós não podemos dizer pra você perdoar, como se perdoa alguém que pediu algo e não devolveu. Há igualmente outras variantes em se tratando de aborto que precisam ser considerados.

O perdão nesse sentido; de alguém que sofreu estupro, foi abusada sexualmente ou abortou é diferente…

Entre aspas, a pessoa vai aprender a conviver com aquele fato concreto, sem contudo, ter que se relacionar com o abusador. É óbvio. Há situações muito profundas que devem ser apreciadas, caso a caso.

Uma mágoa, uma ofensa, uma acusação (desde que não trouxe uma marca, um trauma profundo na psiquê, na mente humana ou uma marca, um trauma no corpo e tudo mais), vai ter que fazer uma oração falando com Deus.

Em Rm 5:5 diz: Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito santo, que nos foi outorgado.

Esse texto tem uma verdade prática que podemos experimentar: de que o ES derrama o amor em nosso coração.

Com base nesse texto, fazendo uma sincera oração ao Senhor, rogando as misericórdias do ES, nós podemos experimentar a capacidade de oferecer perdão a quem nos ofendeu. É somente pedindo a Des que se pode perdoar alguém. E é somente pedindo a Deus que se tem a capacidade de pedir perdão também.

Vale acrescentar que a mágoa, sempre vai prejudicar a nós mesmos. A mágoa será sempre um veneno que nós estamos tomando, contra nós mesmos.

(Transcrito)

Como perdoar a quem não pediu perdão?

Artigos Relacionados

  • Nenhum Artigo Relacionado
Classificado como: