Um paciente terminal sofrendo terrivelmente, poderia pedir aos médicos para ter uma morte assistida?

Esta é uma questão ética muito difícil de darmos uma resposta definitiva, visto que os professores de teologia (na área da ética), se dividem sobre o assunto. O que nós sabemos da Bíblia, é sim, que a Bíblia valoriza a vida, e quem dá a vida é quem tem o poder de tirá-la, mas ao mesmo tempo, percebemos que a Bíblia quanto ao propósito do Evangelho é salvar a alma da pessoa, aliviar o sofrimento das pessoas, restaurar as pessoas.

São conhecidas duas eutanásias: Ativa e Passiva.

Na eutanásia ativa, a pessoa levaria uma injeção letal e assim morreria… A princípio, não há base bíblica para isso até porque o paciente, quando está num estado de doença terminal; ele sente, naturalmente, uma vontade de morrer – agora, nunca sabemos se realmente ele tem condições de melhorar ou ser alvo de um milagre divino, e não morrer; por isso, essa eutanásia ativa tem que considerar a legislação em vigor, no país.

Na Eutanásia passiva ou indireta: é quando a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica, ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento.

Agora, tem outros casos, em outros países, que os médicos optam por desligar os aparelhos que mantém a vida, visto por que o paciente já está quase totalmente ou praticamente morto; onde os aparelhos só estão servindo para prolongar o sofrimento – daí ser uma questão ética dificílima de lidar.

O que orientamos é que haja muita cautela, reflexão, oração, a fim de que uma família chegue a uma conclusão que seja aceitável, pela legislação do país, mas sobretudo, feita conforme a vontade de Deus. Acreditamos não ser possível deixar o paciente decidir sozinho, pois ele não está em condições psíquicas de tomar uma decisão.

Observe como a Bíblia é definitiva: O Senhor é o que tira a vida e a ; faz descer ao Seol e faz subir dali, I Sm 2:6.

Eutanásia é pecado?

Artigos Relacionados

Classificado como: