Comércio da fé

O que Jesus queria ensinar com a expulsão dos cambistas do Templo?

O texto é Mt 21:12,13, que diz: Tendo Jesus entrado no pátio do templo, expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo; também tombou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos comerciantes de pombas. E repreendeu-os: “Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; vós, ao contrário, estais fazendo dela um ‘covil de salteadores”.

Ali Jesus estava claramente condenando o comércio da fé. E infelizmente a mesma prática continua.

Não estamos falando aqui da venda de livros em livrarias ou de CD´s ou de DVD´s após os cultos nas igrejas; não é disto que estamos falando. Mas o detalhe é que muitos comercializam a fé, como se a fé estivesse intimamente ligada a dinheiro. E, Cristo foi obviamente contra isso, pois, no templo, naquela ocasião, os presentes ali e também os fariseus estavam EXPLORANDO, EXTORQUINDO as pessoas… E Cristo condenou isto veementemente.

O que o comércio da fé faz? Brinca com a fé das pessoas. Apanha os desprevenidos, que estão cheios de boas intenções e faz deles vítimas de suas crendices, que beiram as superstições… Que nos ajude, nos dê sabedoria e nos livre desses líderes mal intencionados.

Pr. Alexandre