Pagarei pelos pecados de meu pai, mãe, avô, avó?

De repente, os pecados de algum antepassado (avô, avó, tio, tia, pai, mãe etc.), influenciam, hoje, a minha vida? Existe o texto de Êx 20:4,5 diz: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem… O que Deus estava querendo dizer aqui?

Quer dizer, então que se eu tive um bisavô, ou um tataravô terrível, incrédulo, amaldiçoador das coisas de Deus, eu posso carregar comigo todo o pecado dele? Essa maldição eu posso herdar? É isso mesmo que a Bíblia diz?

Talvez, esse seja, possivelmente, um dos assuntos que trazem mais medo no meio cristão, ou seja, de pessoas cristãs que tiveram no passado, parentes que tiveram envolvimentos com bruxaria, feitiçaria, ou outras coisas semelhantes, e muitos desses irmãos tem medo de que possam sofrer, espiritualmente, as consequências dos pecados desses antepassados. E, um dos textos que levam as pessoas a crerem nisso é exatamente Êx 20:4,5 que lemos inicialmente, que apresenta Deus castigando o pecado de um pai, no filho, até a terceira e quarta geração daqueles que o aborrecem.

No entanto, nós precisamos entender Êx 20:4,5 não isoladamente, mas juntamente com Ezequiel 18:20 que diz: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre ele. E através desse versículo podermos tirar algumas conclusões importantes.

O princípio bíblico é claro: cada um paga por aquilo que fez.

Observe que no aspecto MORAL, ninguém paga pelos pecados dos outros.

Na esfera CIVIL, ninguém paga pelas delinquências dos outros.

No aspecto ESPIRITUAL, não é diferente.

Se, por exemplo, no passado você um parente totalmente depravado e iniquo, envolvido até o pescoço com coisas abomináveis as olhos do Senhor, mas você aceitou a Cristo como seu salvador, então VOCÊ não tem nada a ver com isso, ninguém pode herdar uma maldição hereditária de uma pessoa, se você não estava lá presente para cometer o ato pecaminoso. Precisamos compreender Êx 20:5 de acordo com a lei da hereditariedade. Do aspecto genético, realmente nos herdamos, gens, características físicas, tantas vezes hipertensão, diabetes, cardiopatias etc. no entanto, não no que concerne a espiritualidade.

Basta ler Êx 20:6 para ver o quanto Deus bondoso. E faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deus é tão bom que não permite que a lei da hereditariedade vá para além da genética. Por causa da queda, sim, herdamos essa ou aquela característica física, genética; mas espiritualmente, não. Em Cristo as coisas velhas já assaram e eis que TUDO se fez novo.

Pr. Alexandre