Ingresse na Faculdade, mas não saia da Igreja

Há alguns anos o Governo Federal iniciou um projeto intitulado “Rumo à Universidade” que visava oferecer uma oportunidade aos alunos, para que se preparassem nos finais de semana, para concorrer a uma vaga no concorrido vestibular das universidades. O projeto contava ainda com um ajuda de custo. Hoje, os estudantes ainda podem contar com o Pró-Uni, Fies, que concede bolsas para formar alunos de baixa renda. Milhares de jovens em todo o país já estão estudando, alimentando o sonho de ter um curso superior. Dentre estes jovens, estão naturalmente os jovens crentes. Tudo isto é muito bom, uma oportunidade maravilhosa de estudar de graça e ainda contar com uma ajuda de custo; senão pelo fato de que muitos jovens crentes após ingressar na faculdade estão se desviando do evangelho…

Você acha que o ingresso na faculdade justifica abandonar a igreja?

Buscar realizar os sonhos, estudar, lutar, crescer, conquistar uma carreira, ter uma profissão – tudo isto é muito louvável, desde que as prioridades não sejam substituídas.

O que tem acontecido? Os estudantes crentes, simplesmente estão sumindo das igrejas, dos cultos, dos compromissos com a Obra de Deus. É aí onde mora o perigo! O que seria neste mundo, mais importante do que a busca de Deus e do seu Reino? NADA! Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino [de Deus] e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas.

Estudar? Sim. Se esforçar? Sim. Não perder aulas? Sim. Passar no vestibular? Sim. Ter curso superior? Sim. Abandonar a Igreja? Não. Se envolver com o pecado e se desviar do evangelho? Não. A verdade é que alguns universitários crentes não suportam nem mesmo o primeiro semestre na Faculdade, que já apostatam da fé, tem vergonha de sua identidade cristã e escondem quem são.

Todos almejam uma carreira bem-sucedida; isto é verdade, mas não esqueçamos três coisas:

Primeiro: A consciência de que nosso Pai celeste sabe que necessitamos de tudo isso, para o nosso bem estar, Mt 6:32b.

Segundo: A consciência de que confiando os nossos cuidados ao Senhor, Ele nos sustentará, Salmo 55:22. Afinal, como diz a letra do hino: é do Senhor, somente do Senhor todo o cuidado, e o nosso cuidado, é confiar no Senhor.

Terceiro: A consciência de que se lançarmos sobre o Senhor, todos os nossos sonhos e realizações (até mesmo de ingressar numa faculdade), Ele cuidará de nós lá dentro, a fim de que não nos desviemos, 1 Pe 5:7.

Então você acha que o ingresso na faculdade justifica abandonar a igreja? Claro que não? Mas infelizmente é o que temos visto. Jovens dando culto de ação de graça por que foram aprovados no vestibular ou porque foi contemplado com uma bolsa do pró-uni, pra depois deixar o convívio com a igreja – isto é uma pena. Dar as costas pra Deus, para a comunhão com o Senhor…

Ouça bem caro estudante universitário crente… Caso sua faculdade for lhe desviar dos Caminhos do Senhor, será péssimo pra você. Se as “amizades” da faculdade levar você para o mundo, será ainda pior. Lembre-se de uma coisa: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus, Mt 4:4.

Pr. Alexandre